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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40245
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Título: | Investigando os significados de fração em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. |
Autor(es): | CARVALHO, Wagner Wilson Pereira de |
Palavras-chave: | Frações; Livros didáticos; Matemática (Ensino fundamental); Didática |
Data do documento: | 18-Ago-2014 |
Citação: | CARVALHO, Wagner Wilson Pereira de. Investigando os significados de fração em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2014. |
Abstract: | O objetivo desse trabalho foi analisar quais os conceitos de fração presentes em uma coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental por meio do olhar da Teoria da Fenomenologia Didática das Estruturas Matemáticas, visando a análise dos conceitos de fração apresentados (relação parte-todo, quociente entre inteiros, razão, operador multiplicativo e número racional), sua localização no livro e quais têm prioridade em termos quantitativos. Quanto à localização no livro, foi observado o texto de abordagem introdutória do conteúdo, os exemplos, os exercícios propostos, as atividades sugeridas, os gráficos e desenhos e as orientações do manual do professor. Na fundamentação teórica, foram utilizadas as categorias utilizadas por Freudenthal (1999) na teoria acima, através da tradução comentada de textos selecionados do mesmo livro, realizada por Puig (2001) e no trabalho Análisis Fenomenológico de Puig (1997). Propõe-se, ainda, uma reflexão sobre como os diferentes conceitos presentes nos livros didáticos influenciam na compreensão de fração para o Ensino Fundamental. De acordo com a análise, a fração como número racional é o aspecto do conceito de fração com maior prioridade na coleção. Enquanto o conceito de fração como operador multiplicativo é o menos abordado, quanto à localização os exercícios se mostraram com a principal localidade nos livros analisados para os fenômenos de fração. Uma observação importante: nesse trabalho o termo conceito é utilizado no lugar do termo significado, então ao tratarmos de conceitos de fração, consideremos significados de fração, a razão da escolha é devida nossa interpretação da fundamentação teórica. Porém, para não causar confusão diante da nomenclaturas normalmente utilizadas, deixamos essa ressalva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40245 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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